O QUE SÃO AS ESTOMATITES?

|
Se o seu pequeno está com aftas na boca e não consegue se alimentar, ele pode estar com estomatite.





A estomatite é uma inflamação da cavidade oral (stoma, do grego = boca). Na infância, acomete crianças pequenas e na maioria das vezes é causada por vírus.

Quais são os sintomas da estomatite?
A estomatite é caracterizada pelo aparecimento de aftas em todas a cavidade oral com inchaço e vermelhidão das gengivas, as vezes até com sangramento local. Por conta disso, é muito comum a criança apresentar febre, dor irritabilidade e prostração. Todos esses sintomas podem durar até 15 dias.

O que provoca a estomatite?
Normalmente , os vírus são os responsáveis por essa infecção. Dentre eles, o principal é o vírus herpes simples (HSV-1). Em menor incidência, os vírus da família Coxsackie também pode causar estomatites, entre outros. Em menor frequência a estomatite pode ser a manifestação de outras doenças, não infecciosas. 

Em que períodos do ano a estomatite é mais comum?
Nos meses de outono e inverno, os episódios são mais frequentes. Nesse período, a maior frequência a ambientes fechados facilita a transmissão do vírus que ocorre pela saliva contaminada ou pelo contato com as lesões. Crianças menores são as mais acometidas também por frequentarem creches e escolas.

Pode haver complicações?
A principal complicação é  desidratação. Por conta da dificuldade de comer e beber e da própria inapetência causada pela doença,a criança ingere pouco liquido, podendo ficar desidratada. Embora aconteça na minoria dos casos, pode ocorrer infecção secundaria por bactérias, com aparecimento de lesões com secreção e odor forte, podendo agravar ou prolongar os sintomas gerais com a febre. Nessa situação , o uso do antibiótico poderá ser necessário.

Como evitar a estomatite?
Infelizmente trata se de uma infecção muito comum nos primeiros anos de vida e dificilmente o seu pequeno escapará dela. Cuidados gerias podem evitar a transmissão, como lavar as mãos com frequência e higienizar brinquedos de uso comum com água e sabão ou detergente, evitando se a propagação do vírus.

Mas e se meu filho ficar doente, o que fazer?
Evite a ida e escolas e creches porque poderá transmitir a infecção para outras crianças. Ofereça alimentos frios, pastosos, sem ácidos ou temperos. Estimule preferencialmente a ingestão de líquidos, oferecendo de forma fracionada mais vezes ao dia para evitar a desidratação. Mantenha seu filho em repouso e o medique com analgésico para aliviar a dor. Alimentos pastosos e líquidos, que não exijam mastigação, são mais facilmente aceitos. Iogurte, sorvete, gelatina e líquidos como sucos de frutas não acidas, água, chá e leites frios são ótimas opções.

O que pode ser usado para aliviar os sintomas locais?
A higiene oral é um passo importante para se evitar as infecções secundarias. Pela resistência das crianças em permitir a escovação, podem ser usados antissépticos bucais, que aliviam a dor, na forma de bochecho.
Lembre se que a estomatite é, na maioria das vezes, causada por infecções virais. Os cuidados são apenas sintomáticos, ou seja, objetivam aliviar os sintomas e prevenir complicações. O vírus tem um ciclo com duração media de 1 a 2 semanas, com remissão de todos os sintomas.


O conteúdo foi desenvolvido pelo Dr. Marco Aurélio Safadi (CRM: 54792), parceiro da NUK e professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e coordenador da Equipe de Infectologia Pediátrica do Hospital.

Sobre a NUK  www.nuk.com.br
Presente no mercado desde 1956, a NUK ajuda a promover o crescimento saudável dos bebês com produtos seguros, simples e que estimulem seu desenvolvimento. A empresa foi fundada por dois renomados odontopediatras na Alemanha. A marca trabalha com uma equipe de especialistas nas áreas de pediatria, odontologia, nutrição e ciência para criar os melhores produtos para bebês no mundo todo.

A combinação da expertise médica da NUK e o conhecimento das mamães, maiores especialistas no assunto, faz com que os produtos sejam cuidadosamente projetados para estimular o desenvolvimento do bebê, com produtos inovadores, de fácil uso e excelente qualidade para auxiliar e beneficiar mães e bebês.


2 comentários:

  1. Oi amada parabéns pelo blog, faço parte do blog Agenda dos Blogs, estou te seguindo, beijinhossssssssss

    ResponderExcluir
  2. O Thony teve RN e com 3 um saco mais não durou graça a Deus e ao cuidados adorei a postagem bjo

    ResponderExcluir

Adoramos quando comentam! Volte sempre!!
Beijos Ludmyla e Bernardo!!!